Objetivo:
Qualificar os participantes sobre a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho, com a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores.
Público alvo:
Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Conteúdo Programático:
- Noções sobre legislação trabalhista e previdenciária relativa à Segurança e Saúde do Trabalhador;
- Norma Regulamentadora NR - 05, Composição, Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão;
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e das medidas de controle dos riscos;
- Mapa de Riscos;
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes da exposição aos riscos existentes na empresa;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Inspeções de Segurança;
- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), DST e medidas de prevenção;
- Simulação de Reunião da CIPA;
- Organização da CIPA;
- Primeiros Socorros;
- Prevenção e Combate a Incêndio..
Carga Horária: 20 h/a.